São feitos três levantamentos para verificar qual o tipo de solo, sendo eles:
Mapeamento pré-campo que analisa mapas e informações que já existem sobre o local;
Mapeamento de Campo que faz uma analise de perfis do solo através de coleta de amostras;
Análises de laboratório para determinar as propriedades físicas, químicas e mineralógicas dos solos e ainda é possível determinar as propriedades mecânicas se caso seja necessário.
Os mapas encontrados depois de todas as analises citadas a cima são classificados como Naturais ou Técnicos, sendo que os naturais são enfatizados principalmente os tipos de solos semelhantes e no técnico são produzidos em relação às características técnicas que se quer atingir, como por exemplo, capacidade de uso da terra, disponibilidade hídrica, susceptibilidade de erosão entre outros.
O solo do Brasil corresponde a uma decomposição de rochas que ocorreram por meio de ações que estão ligadas principalmente à temperatura e também de processos erosivos que são provenientes da ação dos ventos, seres vivos como bactérias e fungos e também das chuvas.
O Brasil vem crescendo e se destacando como um grande produtor agrícola, um fato que é proveniente do extenso território brasileiro e também por conta da alta fertilidade do solo do nosso território. Como sabemos o Brasil é um país extenso territorialmente e por conta disso temos uma variedade de tipos de solo que se diferenciam por conta da sua tonalidade, granulação, composição e produção.
Em território brasileiro encontramos quatro tipos de solo, sendo eles: salmourão, aluviais, terra roxa e massapé.
O solo de Terra Roxa corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que tem uma tonalidade bem avermelhada que é encontrada nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul, sendo originado a partir da decomposição de rochas, principalmente do basalto.
Solo de Massapé é um tipo de solo encontrado principalmente no litoral nordestino e é constituído a partir da decomposição de rochas que tem em suas características minerais de gnaisses que tem uma tonalidade mais escura e também de filitos e calcários.
Solo de Salmourão é encontrado principalmente na região Sul, Centro-Oeste e Sudeste brasileiro, sendo constituído da fragmentação de rochas gnaisses e graníticas. Esse tipo de solo muita vezes é pobre em nutriente sendo necessário em alguns casos utilizar a fertilização através de adubos químicos ou naturais.
Solo Aluvial que é um solo encontrado em vários lugares do território brasileiro e é formado pela decorrência da sedimentação de áreas de várzea e vales entre montanhas, planaltos ou planícies, a quantidade de nutrientes no solo será proporcional ao grau de degradação e tipo de rocha presente na região, em locais áridos e com fortes erosões o solo tente a ser mais pobre em nutrientes, já em solos com cobertura vegetal e chuva periódicas ele tende a ser mais fértil.
Fonte: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/06/tipos-de-solos-do-brasil.html